top of page

ESCOLA SABATINA


A Escola Sabatina é o principal sistema de educação religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem quatro objetivos: estudar as Escrituras, companheirismo, penetração missionária na comunidade, e ênfase às missões mundiais.
 
Em cooperação com as Divisões mundiais, a missão específica do Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral é distribuir as Lições da Escola Sabatina para todos os níveis etários, prover esquemas para a programação da Escola Sabatina dentro do contexto das várias culturas nas Divisões mundiais, proporcionar recursos e sistemas de preparo para os professores da Escola Sabatina e promover as ofertas da Escola Sabatina para as Missões mundiais.
 
"A Escola Sabatina é um importante ramo do trabalho missionário, não só porque proporciona a jovens e velhos o conhecimento da Palavra de Deus, mas por despertar neles o amor por suas sagradas verdades e o desejo de estudá-las por si mesmos; ensina-os, sobretudo, a regular a vida por seus santos ensinos." -Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. lO e 11.
 
"A Escola Sabatina, devidamente dirigida, é um dos grandes instrumentos divinos para levar almas ao conhecimento da verdade." -Idem, pág. 115.
 
Os dirigentes, os professores e a totalidade dos membros devem cooperar com os outros departamentos da igreja em toda obra missionária e atividade em favor da salvação de almas, ao mesmo tempo que, com empenho, levam avante o evangelismo da Escola Sabatina por meio das classes regulares da Escola Sabatina, e atividades como Dias de Decisão, Classes Bíblicas dos Pastores, Dias das Visitas, Escolas Cristãs de Férias e Escolas Sabatinas Filiais, incluindo Clubes Bíblicos na Vizinhança e Horas de Histórias.
 
Nas igrejas em que há o Departamento dos Ministérios das Crianças, as Escolas Cris-
tãs de Férias, as Escolas Sabatinas Filiais para Crianças, os Clubes Bíblicos na Vizinhança e as Horas de Histórias estarão sob a direção do Departamento dos Ministérios das Crianças. (Ver pág. 120.) Outrossim, todos os departamentos da igreja devem trabalhar em união com a Escola Sabatina para fazer com que o trabalho da igreja seja tão eficiente quanto possível.
 
Os dirigentes da Escola Sabatina devem ser membros da igreja local. São eleitos por um ou dois anos, segundo determinar a igreja local. (Ver pág. 49.)
 
Os oficiais que atuam como membros da Comissão da Escola Sabatina são eleitos do mesmo modo e na mesma ocasião que os oficiais da igreja. A lista dos dirigentes da Escola Sabatina e seus auxiliares, a serem eleitos pela igreja, é a seguinte: o(a) diretor(a) com um(a) ou mais vice~diretores(as); o(a) secretário(a), com um(a) ou mais vice-secretários(as); um(a) diretor(a) para cada urna das divisões, incluindo a dos adultos e a de extensão; um(a) diretor(a) da Escola Cristã de Férias; e um(a) secretário(a) do Fundo de Inversão.


 

HISTORIA

 

1853 – Primeira Escola Sabatina; Rochester, NI, fundada por Tiago White.

1863  -Primeira série de lições da Escola Sabatina adaptadas para as crianças. Primeiras lições da Escola Sabatina para adultos, escritas por Uriah Smith.
1877 – Associações Estaduais da Escola Sabatina, formadas na Califórnia e Michigan.

1878 – Organizada a Associação Geral da Escola Sabatina.

1879 – Organizada a Primeira Filial das Escolas Sabatinas.

1885 – Primeira oferta missionária da Escola Sabatina em Oakland, Califórnia, para a Missão Australiana. Início da publicação do Sabbath School Worker.

1886 – Primeira Divisão do Jardim da Infância, Battle Creek, Michigan.

1889 – Início da Lição de Adultos Trimestral da Escola Sabatina. Primeira impressão das lições trimestrais em outras línguas: dinamarquês, suíço, francês e alemão.

1901 – Associação Internacional da Escola Sabatina substituída pelo Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral.

1909 – Adotado o plano de ofertas missionárias semanais da Escola Sabatina.

1911 – Iniciadas as lições trimestrais para os primários, na Austrália.

1912 Recolhida a primeira Oferta do Décimo Terceiro Sábado. Impressa a primeira Carta Missionária.

1913 – Iniciado as lições trimestrais para os juvenis, na Austrália.

1919 – Introduzida a Oferta Natalícia.

1925 – Adotado o Plano do Fundo de Inversão.

1952 – Centenário da Escola Sabatina.

1956 – Publicado o primeiro Manual da Escola Sabatina.

1982 – Iniciada lições da Escola Sabatina para os juvenis.

1995 – Estabelecido o Departamento da Escola Sabatina/Ministérios Pessoais.

2001 – Lançado o Currículo da Escola Sabatina para as Crianças – Elo da Graça.

2003  -Lançada a transmissão da Universidade da Escola Sabatina – UES – no Hope Channel.

2004 – Inicia a publicação da nova Lição da Escola Sabatina para a faixa etária dos 13 a 14 anos.

2006 – Inicia a publicação da nova Lição para os adolescentes.

bottom of page